sábado, 18 de junho de 2011

UM AMOR ALÉM DA VIDA

Você já assistiu esse filme?
Um amor além da vida, em inglês, What dreams may come?

Filme de 1998...sinopse:


Ao lado da esposa Annie (Annabella Sciorra) e dos filhos, Chris Nielsen (Robin Williams) é um homem feliz. Até que um trágico acidente tira a vida de seus dois filhos e afeta profundamente o casal. Quatro anos mais tarde, após muita dor e tentativa de superar, Chris também morre em um acidente e vai para o Paraíso, mas não um paraiso com arcanjos e harpas, mas sim o seu paraíso, o seu universo particular. Enquanto procura entender o Paraíso, onde tudo pode acontecer desde que se deseje com intensidade, Chris fica sabendo que Annie, abalada pela dor e perda, comete suicídio, e devido a este fato ele jamais poderá encontrá-la novamente, pois os suicidas são enviados a outro lugar. Mesmo assim ele insiste em tentar encontrá-la, apesar de ser avisado que mesmo que a encontre, ela não poderá reconhecê-lo….

---

O tema central do filme, o amor entre dois seres, é interesse de grande parte da humanidade. O cinema e a literatura, apesar de exagerarem às vezes, falam muito sobre isso, a possibilidade de continuar uma relação amorosa após a existência material. Para Alan Kardec, duas pessoas que tiveram afeições com base em simpatia verdadeira na Terra, prosseguem no mundo espiritual. No entanto, se nasceu de pura atração física, ela desaparece com as causas. As afeições espirituais são mais fortes porque não são motivadas por caprichos, interesses materiais ou do ego. Mostra que não existe união fatal entre duas almas, mas sim segundo a sintonia espiritual que ocupam, quanto mais perfeitos, mais unidos. Não são almas gêmeas, porque defende que esta idéia de cada um ser metade, não existe porque todo espírito é completo. O que atrai um espírito ao outro é o resultado da perfeita concordância de tendências e instintos.
Na existência atual, ao encontrarmos alguém que nunca vimos e o encontro é arrebatador, são duas pessoas que já se “conheciam” unidas por amor ou atração física em existências passadas. Duas pessoas se conhecerem a apenas alguns minutos e terem a sensação de velhos conhecidos, o que mostra uma relação ou convivência passada, a impressão de que a atração durará para sempre comprova realmente que os indivíduos estão atados pelo espírito. Quando se aceita o parceiro com naturalidade, do jeito que ele é, sem críticas, pois justifica um conhecimento prévio e profundo do enamorado.
Um filme realmente envolvente, para quem gosta do gênero um excelente filme.

0 comentários: