segunda-feira, 21 de março de 2011

JANELA DE JOHARI

Conhece ou já ouviu falar da Janela de Johari?

É...o conhecimento é atualmente um dos grandes diferenciais  que existem...eu na minha ignorância nunca tinha ouvido falar mas a janela de Johari já existe a aproximadamente 30 anos servindo para explicar em que bases a interação humana ocorre.

Johari - São as iniciais dos nomes dos autores Joseph Luft e Harry Ingham...

E é um modelo que diz sobre as áreas do nosso comportamento e atitudes que nós conhecemos e das outras que não conhecemos. As pessoas que se relacionam conosco também enxergam nossos comportamentos e atitudes, da forma deles, tendo também uma área conhecida para eles sobre a nossa pessoa e uma outra área desconhecida.



 
- O “Eu Aberto” é aquele que tanto você como as outras pessoas conhecem e percebem.
- O “Eu Secreto” é aquele que só você conhece.
- O “Eu Cego” é aquele que só você não vê, mas os outros conhecem.
- O “Eu Desconhecido” é aquele que nem você nem os outros têm acesso.

Com a Janela de Johari é possível perceber as bases em que cada um de nós atuamos em nossos relacionamentos e nos auxilia a:

* Familiarizar os membros com convivências que facilitam a comunicação interpessoal
* Criar impactos nos participantes do grupo, conscientizando e sensibilizando-os para comportamentos e atitudes que dificultam o relacionamento
* Formar uma idéia clara de muitos de nossos comportamentos
* Encontrar solução para enfrentarmos nossas dificuldades nas relações interpessoais
* Expandir na participação social da comunidade

As informações contidas nas barras e colunas não são estáticas. Se o processo de DAR e RECEBER FEEDBACK for desencadeado, haverá alterações na Janela.

 
PRINCÍPIOS DE MUDANÇA
a) Uma mudança em qualquer quadrante afetará os demais quadrantes;
b) Gasta-se energia ao esconder, negar ou ocultar uma conduta que se encontra envolvida numa ação recíproca
c) A ameaça tende a reduzir o conhecimento e a confiança mútua tende a aumentá-lo
d) Forçar um indivíduo a tornar-se consciente de certas coisas não é desejável e geralmente não é efetivo
e) Uma aprendizagem interpessoal levará à ampliação de área livre e à redução das outras
f) A ampliação desta área facilitará o trabalho com os demais. Isto significa que muitos recursos e habilidades dos membros podem ser utilizados para o bem do grupo
g) Quanto menor o quadrante da área livre, mais pobre a comunicação
h) Existe uma curiosidade sobre o quadrante “desconhecido”, mas esta é restringida por costumes, formação social, temores diversos, dentre outros.

PRINCÍPIOS PARA APRIMORAR AS HABILIDADES ESSENCIAIS PARA SABER OUVIR
1. Procure ter um objetivo ou ouvir
2. Suspenda qualquer julgamento inicial
3. Procure focalizar o interlocutor, resistindo a toda espécie de distrações
4. Procure repetir aquilo que o interlocutor está dizendo
5. Espere antes de responder
6. Procure recolocar com palavras próprias o conteúdo e o sentimento do interlocutor
7. Procure atingir os pontos centrais do que ouve por meio das palavras
8. Use o tempo diferencial para pensar e responder
 

É...como existe conhecimento no mundo...basta somente estudarmos...

0 comentários: