Estava a pensar sobre medos, zona de conforto e estas coisas...mas então o que afinal seriam estas palavras?
Pois bem, vamos lá, entendo que Medo pode-se dizer que é um dos maiores inimigos do homem, pois é ele que está por trás dos nossos fracassos, doenças, relações humanas desagradáveis, desilusões... Temos medo do passado, do futuro, da velhice, do novo, da solidão, da loucura, de se entregar ao amor, da morte...Medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer algo, por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente.
Quanto a Zona de conforto, podemos verificar que durante a vida, nós, de modo geral, costumamos a nos acomodar, nos refugiar dentro do "nosso quadrado, esfera, bolha, campinho", a semántica não interessa, desde que compreendamos a melhor palavra para definição da nossa zona de conforto. Nos acostumamos com a nossa rotina, nos conformamos a um determinado modo de vida, seja ele no âmbito familiar, social ou profissional, porém, no entanto, a vida é essencialmente dinâmica. Então, é preciso adaptar-se continuamente às mudanças que ocorrem. Parece fácil, e mudanças são desconfortáveis, nos trazem insegurança e ansiedade, mas, são necessárias. É preciso se preparar continuamente para os novos desafios que se apresentam todos os dias, talvez a insegurança seja uma regra, mas não podemos simplesmente contar com a estabilidade, sejam elas sociais ou profissionais quando poderíamos ir muito mais além.
Não somos "preparados" para enfrentar essas situações e as vezes ficamos somente como mais um tijolo na parede.
Por que sempre temos que seguir o sistema? Opa, agora esta soando como rebeldia...
Temos que nos arrepender do que não fizemos...novamente fácil, frase clichê, que na vida real torna-se díficil devido aos nossos medos e talvez mexer na nossa zona de conforto, na nossa estabilidade... E se eu tivesse conversado com aquela garota que estava ao meu lado, bom talvez ela fosse minha alma gêmea, e se eu tivesse trocado de emprego ou aceitado aquele novo desafio profissional. Bom nunca saberei...o negócio é vencer os medos e arriscar..sair da zona de conforto!
Esses já diziam com muita propriedade:
"O maior erro que você pode cometer é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum."
William Shakespeare
"Não devemos ter medo dos confrontos...até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas."
Charles Chaplin
"Mas eu desconfio que a única pessoa livre, realmente livre, é a que não tem medo do ridículo."
Luis Fernando Veríssimo
0 comentários:
Postar um comentário